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sábado, 8 de março de 2014

A importãncia de Universidades Especiais e a missão possível

Universidade Especial – mobilização a favor da PcD
No Brasil a mobilização e a conscientização eficaz a favor das pessoas com deficiência carecem de um catalisador, um ambiente de organização e desenvolvimento de lideranças, tecnologia, educação, profissionais, inclusão, de tudo enfim que podemos e devemos fazer para a inclusão plena das pessoas com deficiência à sociedade humana.
Ao longo de algumas décadas acompanhamos a vida de pessoas que tiveram problemas de mobilidade, sensoriais, intelectuais, doenças debilitantes, tudo desde o nascimento ou adquirido em doenças, acidentes e pelo envelhecimento. Exemplos familiares reforçaram um processo de convencimento que agora podemos usar com a certeza que só a vida produz.
Nascemos no meio do século 20 e assim fomos testemunhas de eventos universais catastróficos assim como do alvorecer fantástico de novas tecnologias e agora a consciência de que a Ciência e a Tecnologia, assim como podem destruir a Humanidade, também poderão resgatá-la de doenças e lesões de toda espécie (inclusive e principalmente as sociais).
A situação da PcD é emblemática. Em torno dela pode-se educar a sociedade em geral para diretrizes concretas de fraternidade, liberdade e Justiça. É um enorme desafio numa época escrava da mídia comercial, sempre patrocinada por pessoas e grupos sem qualquer interesse real com o ser humano, exceto explorá-lo ao máximo.
Precisamos, vendo o bolero em torno de até compromissos e obrigações legais, fazer algo mais para sair desse atoleiro de mediocridade em que o Brasil mergulhou. Brasil, pois em muitos países vizinhos, por exemplo, o respeito e disposição para a inclusão é uma realidade, algo que vimos esplendorosamente na Colômbia.
Temos programas federais excelentes [ (Viver sem Limite), (Rezende, 2013), (Resende, 2013) etc.] e uma legislação que evolui [(Legislação), (Mesquita, 2013)], o que está acontecendo?
Nitidamente nossos governantes optaram por priorizar diretrizes dos patrocinadores de campanhas eleitorais e as dicas de marqueteiros especializados em criar ilusões. O processo é tão enérgico que cidades que tinham boas perspectivas de se desenvolverem de forma sadia agora se enchem de obras e sistemas poluentes, degradantes, abomináveis a todos que precisam caminhar, estudar, trabalhar e viver entre desfiladeiros de aço e concreto, em circuitos onde competem com motoristas alucinados e aspiram a poluição gerada por tudo e todos nas loucuras diárias das piores monstrópoles.
Se o ambiente é hostil para atletas, é muito pior para as pessoas idosas, com deficiência, às crianças, gente com doenças debilitantes, mulheres grávidas, ao ser humano em geral.
A PcD é uma referência. Se a cidade é segura para um cadeirante, um ser humano com deficiência sensorial, intelectual ou a combinação de dois ou mais fatores, a cidade terá bom ambiente para todos os seus cidadãos. Isso justifica a inclusão universal, o projeto e operação sem restrições em tudo e em qualquer situação onde isso for possível. E devemos sempre trabalhar para ampliar essa condição de existência.
Nossa proposta é implementar polos educacionais, tecnológicos e de referência a favor da inclusão. Nada melhor do que universidades especiais onde todos, do porteiro ao reitor, sejam PcD ou treinados, educados e sensíveis ao que é necessário para a preparação social, profissional e política da pessoa com deficiência.
Uma Universidade Especial terá por missão, pois:
  Criar e manter ambiente de estudos, pesquisa, confraternização e integração à sociedade externa para pessoas com deficiência adquirida ou assim nascidas.
  Gerar material didático, promocional e EAD a favor da PcD.
  Pesquisar e desenvolver soluções a favor da PcD
  Interagir com autoridades para a construção de cidades e ambientes inclusivos, universais, seguros.
  Interagir com polos de educação e formação profissional de pessoas com deficiência.
Note-se que falamos em EAD. Esse é um recurso de valor excepcional para a PcD com restrições graves de mobilidade (por diversas razões). O ensino tende à racionalização de deslocamentos e métodos educacionais (Ensino e literatura século 21) afinados com o potencial crescente dos meios de comunicação e processamento de dados. O Ensino a Distância tende a ampliar opções.
A formação profissional com o EAD deve ser apoiada e estimulada; as pessoas com deficiência(s) ganham novos padrões de desenvolvimento; é algo que evolui, tendendo a ter mais expressão quando pensamos que as empresas mais cedo ou tarde “acordarão” para a importância de ter resultados e não fileiras de funcionários sentados e curvados diante de máquinas. O teletrabalho é possível até em linhas de montagem, imaginando autômatos e robôs sendo vigiados e reprogramados de qualquer lugar.
O mais importante, contudo, diante da letargia de nossa sociedade e a empolgação de novas prioridades é a formação de lideranças, a criação de sentimentos políticos e de organização, o desafio de conviver e aprender coletivamente que a PcD é forte e capaz de conquistar expressão e soluções a seus favor.
Notamos no Brasil a cooptação de lideranças e a fragilização dessas lideranças à medida que se tornam objeto de carinho, afagos e privilégios. É essencial criar guerreiros a favor da inclusão, esse será o grande desafio da Universidade Especial.

Cascaes
8.3.2014
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ensino e literatura século 21: http://ensino-e-literatura.blogspot.com/
Legislação. (s.d.). Fonte: Saltar para o conteúdoContrasteAcessibilidade: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/legislacao-0
Mesquita, R. (12 de 2013). Leis, decretos e normas técnicas a favor da Pessoa com deficiência. Fonte: Direitos das Pessoas com Deficiência: http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/2013/12/leis-decretos-e-normas-tecnicas-favor.html
Resende, P. J. (10 de 2013). Paulo José Resende – Superintendente da Área de Novos Negócios da FINEP . Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade - Autonomia : http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/2013/10/paulo-jose-resende-superintendente-da.html
Rezende, P. J. (10 de 2013). Esclarecimentos - FINEP. Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade - Autonomia: http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/2013/10/esclarecimentos.html
Viver sem Limite. (s.d.). Fonte: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_0.pdf






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