Universidade Especial – mobilização a favor da PcD
No Brasil a mobilização e a conscientização eficaz a favor
das pessoas com deficiência carecem de um catalisador, um ambiente de
organização e desenvolvimento de lideranças, tecnologia, educação,
profissionais, inclusão, de tudo enfim que podemos e devemos fazer para a
inclusão plena das pessoas com deficiência à sociedade humana.
Ao longo de algumas décadas acompanhamos a vida de pessoas
que tiveram problemas de mobilidade, sensoriais, intelectuais, doenças
debilitantes, tudo desde o nascimento ou adquirido em doenças, acidentes e pelo
envelhecimento. Exemplos familiares reforçaram um processo de convencimento que
agora podemos usar com a certeza que só a vida produz.
Nascemos no meio do século 20 e assim fomos testemunhas de eventos
universais catastróficos assim como do alvorecer fantástico de novas
tecnologias e agora a consciência de que a Ciência e a Tecnologia, assim como
podem destruir a Humanidade, também poderão resgatá-la de doenças e lesões de
toda espécie (inclusive e principalmente as sociais).
A situação da PcD é emblemática. Em torno dela pode-se
educar a sociedade em geral para diretrizes concretas de fraternidade,
liberdade e Justiça. É um enorme desafio numa época escrava da mídia comercial,
sempre patrocinada por pessoas e grupos sem qualquer interesse real com o ser
humano, exceto explorá-lo ao máximo.
Precisamos, vendo o bolero em torno de até compromissos e
obrigações legais, fazer algo mais para sair desse atoleiro de mediocridade em
que o Brasil mergulhou. Brasil, pois em muitos países vizinhos, por exemplo, o
respeito e disposição para a inclusão é uma realidade, algo que vimos
esplendorosamente na Colômbia.
Temos programas federais excelentes [ (Viver sem Limite) , (Rezende, 2013) , (Resende, 2013) etc.] e uma legislação que evolui [(Legislação) , (Mesquita, 2013) ], o que está acontecendo?
Nitidamente nossos governantes optaram por priorizar
diretrizes dos patrocinadores de campanhas eleitorais e as dicas de
marqueteiros especializados em criar ilusões. O processo é tão enérgico que
cidades que tinham boas perspectivas de se desenvolverem de forma sadia agora
se enchem de obras e sistemas poluentes, degradantes, abomináveis a todos que
precisam caminhar, estudar, trabalhar e viver entre desfiladeiros de aço e
concreto, em circuitos onde competem com motoristas alucinados e aspiram a
poluição gerada por tudo e todos nas loucuras diárias das piores monstrópoles.
Se o ambiente é hostil para atletas, é muito pior para as
pessoas idosas, com deficiência, às crianças, gente com doenças debilitantes,
mulheres grávidas, ao ser humano em geral.
A PcD é uma referência. Se a cidade é segura para um
cadeirante, um ser humano com deficiência sensorial, intelectual ou a
combinação de dois ou mais fatores, a cidade terá bom ambiente para todos os
seus cidadãos. Isso justifica a inclusão universal, o projeto e operação sem
restrições em tudo e em qualquer situação onde isso for possível. E devemos
sempre trabalhar para ampliar essa condição de existência.
Nossa proposta é implementar polos educacionais,
tecnológicos e de referência a favor da inclusão. Nada melhor do que
universidades especiais onde todos, do porteiro ao reitor, sejam PcD ou
treinados, educados e sensíveis ao que é necessário para a preparação social,
profissional e política da pessoa com deficiência.
Uma Universidade Especial terá por missão, pois:
Criar
e manter ambiente de estudos, pesquisa, confraternização e integração à
sociedade externa para pessoas com deficiência adquirida ou assim nascidas.
Gerar
material didático, promocional e EAD a favor da PcD.
Pesquisar
e desenvolver soluções a favor da PcD
Interagir
com autoridades para a construção de cidades e ambientes inclusivos,
universais, seguros.
Interagir
com polos de educação e formação profissional de pessoas com deficiência.
Note-se que falamos em EAD. Esse é um recurso de valor
excepcional para a PcD com restrições graves de mobilidade (por diversas razões).
O ensino tende à racionalização de deslocamentos e métodos educacionais (Ensino e literatura século 21) afinados com o
potencial crescente dos meios de comunicação e processamento de dados. O Ensino
a Distância tende a ampliar opções.
A formação profissional com o EAD deve ser apoiada e
estimulada; as pessoas com deficiência(s) ganham novos padrões de
desenvolvimento; é algo que evolui, tendendo a ter mais expressão quando
pensamos que as empresas mais cedo ou tarde “acordarão” para a importância de
ter resultados e não fileiras de funcionários sentados e curvados diante de
máquinas. O teletrabalho é possível até em linhas de montagem, imaginando
autômatos e robôs sendo vigiados e reprogramados de qualquer lugar.
O mais importante, contudo, diante da letargia de nossa sociedade
e a empolgação de novas prioridades é a formação de lideranças, a criação de
sentimentos políticos e de organização, o desafio de conviver e aprender
coletivamente que a PcD é forte e capaz de conquistar expressão e soluções a
seus favor.
Notamos no Brasil a cooptação de lideranças e a fragilização
dessas lideranças à medida que se tornam objeto de carinho, afagos e
privilégios. É essencial criar guerreiros a favor da inclusão, esse será o grande
desafio da Universidade Especial.
Cascaes
8.3.2014
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ensino e literatura
século 21: http://ensino-e-literatura.blogspot.com/
Legislação.
(s.d.). Fonte: Saltar para o conteúdoContrasteAcessibilidade:
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/legislacao-0
Mesquita, R. (12 de 2013). Leis, decretos e normas
técnicas a favor da Pessoa com deficiência. Fonte: Direitos das Pessoas com
Deficiência:
http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/2013/12/leis-decretos-e-normas-tecnicas-favor.html
Resende, P. J. (10 de 2013). Paulo José Resende –
Superintendente da Área de Novos Negócios da FINEP . Fonte: Educação e
Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade - Autonomia :
http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/2013/10/paulo-jose-resende-superintendente-da.html
Rezende, P. J. (10 de 2013). Esclarecimentos -
FINEP. Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade -
Autonomia:
http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/2013/10/esclarecimentos.html
Viver sem Limite. (s.d.). Fonte: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa
com Deficiência:
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_0.pdf
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